quinta-feira, 30 de junho de 2016

Fimose ou Aderência?

A pele do pênis do meu filho não abre !!! Massagem não resolve !! Precisa de cirurgia??

Em primeiro lugar, precisa saber se estamos lidando com fimose ou aderência de prepúcio.

Fimose, passível de tratamento sem cirurgia
fimose está presente em 92% dos meninos ao nascimento e, destes, 98% terao resolução sem cirurgia. A massagem ou expressão manual pode ser feita, DESDE QUE não cause fissuras e lesões, pois podem gerar cicatrização, fibrose e daí a fimose não resolve mais, apenas com cirurgia. Enquanto o tecido está "macio", ainda pode abrir. Vale a pena alguem orientar como fazer o processo.

Há fimoses que de olhar o cirurgião pediátrico já sabe que não deve resolver e, daí, indica a cirurgia mais precoce, pois a recuperação é muito melhor. Em relação a pomada, ela pode ajudar, mas necessita ser aplicada no lugar certo, no anel constritor e, preferencialmente, após a expressão correta. isso porque a pomada não abre a pele, mas permite uma cicatrização adequada após a expressao ter feito uma "forçadinha". A Postec (r) é uma opcao, mas é bem mais cara do que as outras, aproximadamente 80 a 90 reais. Há pomadas de corticóide, como clobetazol, adinos, que podem ser usadas a custos bem menores.

Em relação à cirurgia, realmente o procedimento é simples. Tem a finalidade da correção da fimose, mas também tem que haver a preocupação estética, deixando o pênis da forma mais "normal" possível, evitando-se o aspecto circuncizado ou "pelado" ou "careca".

Aderência de prepúcio
A aderência do prepúcio ocorre quando a pele não abre devido ao fato de estar grudada na ponta do pênis, e não devido a pele ser estreita. Daí ela pode ser desfeita em consultório com uso de anestesia tópica. Fazer sem anestesia causa trauma demais. Não deve ser feito.